quarta-feira, 15 de junho de 2011

15 de Junho dia Internacional da Violência Contra o Idoso


A violência contra o idoso é considerada hoje uma questão de saúde pública, sendo a segunda causa de mortalidade entre a população de todas as idades no Brasil, atingindo pessoas de todas as classes sociais e tendo como reflexo um forte impacto na morbidade dos idosos no país,segundo dados da Política Nacional de Redução da Mortalidade por Acidentes e Violências do Ministério da Saúde.
O “Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa” foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo despertar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

11 DE JUNHO DIA DO EDUCADOR SANITÁRIO


SAÚDE E PREVENÇÃO

A Educação Sanitária é um processo ativo e contínuo,  que tem o objetivo de melhorar as condições de saúde do ser humano, dos animais, das plantas e do meio ambiente.
 A Educação Sanitária se faz fundamental no contexto escolar como também em casa, para promover hábitos higiênicos necessários à manutenção da saúde e do bem estar. A prática diária de higiene pessoal deve ser associada ao prazer, ou seja, deve ser agradável. Se nos sentimos bem quando estamos limpos, por que não deixar a grama, os jardins, os rios, as praias, nossa casa, a escola, enfim, tudo que está ao nosso redor limpinho também?
 Jogue lixo no lixo e não deixe o meio ambiente poluído.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 de junho - Dia da Língua Portuguesa

   O Dia da Língua Portuguesa é comemorado no dia 10 de junho, dia em que a morte de Luiz Vaz de Camões é lembrada. Autor de obras memoráveis como “Os Lusíadas”, Luis de Camões é considerado um dos maiores poetas da história lusitana.A língua portuguesa é nosso patrimônio comum, além de ser a matéria-prima para nossa literatura e poesia, por isso a importância da comemoração da data.
   A língua portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás somente do inglês e do castelhano. Por toda a importância dada à língua portuguesa, seu ensino agora é bastante valorizado nos países que compõem o Mercosul, e é a língua oficial em diversos países como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e, ainda, Timor-Leste após sua independência.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

DATAS COMEMORATIVAS JUNHO

01 · Dia Internacional da criança
01 · Primeira transmissão de TV no Brasil
01. Dia da Imprensa
05 · Dia da Ecologia
05 · Dia Mundial do Meio Ambiente

 No dia 5 de junho é comemorado em todo o mundo o dia do meio ambiente e da ecologia, o dia é dedicado a apresentar soluções de preservação do meio em que vivemos, são realizados protestos de várias formas, em especial campanhas de limpeza nas cidades. O objetivo das manifestações é o de conscientizar os políticos para os problemas e as necessidades imediatas.  O meio ambiente e a ecologia sempre foram focos de preocupação do homem, porém, a preocupação hoje é bem maior, já que o meio ambiente encontra-se bastante degradado em conseqüência de queimadas, desmatamentos e exploração ilegal e desordenada dos recursos.  

07 · Dia da Liberdade de Imprensa
10 · Dia da Língua Portuguesa
10 · Dia da Raça
11 · Dia da Marinha Brasileira
11 · Dia do Educador Sanitário
12 · Dia do Correio Aéreo Nacional
12 · Dia dos Namorados
13 · Dia de Santo Antônio
13 · Dia do Turista
15 ·Dia Internacional do combate a violência contra o idoso
17 · Dia do Funcionário Público Aposentado

18 · Dia do Químico
  A química faz parte da nossa vida há milhões de anos.É o  ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades. Desde a pré-história, o homem já acumulava conhecimentos práticos de química.

19 · Dia do Cinema Brasileiro
 Desde o século XIX, os inventores tentaram construir aparelhos que pudessem reproduzir o movimento de imagem. Émile Reynaud criou, em 1888, o teatro óptico, invento que mais se aproxima do que se conhece hoje como cinema. No dia 19 comemora-se o dia do renascimento do cinema brasileiro. Diz-se renascimento por este ter apresentado nos últimos anos produções ditas de maior qualidade. O cinema brasileiro de fato nasceu quando Afonso Segreto fez sua primeira filmagem no Brasil registrando imagens da Baía de Guanabara, em 19 de junho 1898.

21 · Dia da Mídia
21 · Dia do Imigrante
21 · Dia Universal Olímpico
21 · Início do inverno
23 . Corpus Christi
24 · Dia de São João
27 · Dia Nacional do Progresso
29 · Dia de São Pedro e São Paulo
29 · Dia do Pescador