domingo, 27 de fevereiro de 2011

Raizes Africanas

    A prática de capoeira é bem comum no Brasil, de norte a sul encontram-se terreiros e mestres prontos a conduzi-los pelo mundo dos jogos acrobáticos. È uma forma de luta, praticada ao som de instrumentos tais como: berimbau, agogô, atabaque, pandeiro entre outros. A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal.
  Na África os negros faziam muitas danças ao som de músicas, quando chegaram ao Brasil os africanos perceberam a necessidade desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Os senhores de engenho proibiram os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. E foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas.
  A capoeira tinha como função principal á manutenção da cultura, o alivio do stress do trabalho e aumento da saúde física.
  Nos dias de hoje encontramos a pratica da capoeira dentro da escola, pois auxilia na disciplina na coordenação motora e concentração dos alunos.Confira.

Capoeira



Reportagem Agatha Alves

Oi meu nome é Agatha tenho 10 anos e estudo na Escola Migrantes e lá ocorre a oficina de capoeira. Nos fazemos passeios,apresentações e muitas coisas. Eu sou aluna da oficina de informática e repórter da capoeira incentivo vocês a participarem venham todos
No sábado fizemos uma ação  na vila Dique  com os professores de capoeira  Paulo, Wiliam, Cabeleira e claro eu e o pessoal da capoeira lá nos fizemos uma roda de capoeira e jogamos lá mesmo tiramos fotos e fizemos vídeo e muito mais então participe galera. Eu adoro a capoeira.





TEMPOS DE FERIAS

       No período de férias escolares a galerinha do Escola Aberta, trabalha desenvolvendo atividade na oficina de informática , confira .


INFORMATICA NÃO PERCA
Reportagem Agda  Alves
 Hoje em dia a informática está praticamente presente em tudo que fazemos. O computador cada vez mais está sendo indispensável no cotidiano das pessoas. Quem não faz uso dele acaba ficando em desvantagem Podemos dizer hoje, que não ter o básico em informática é como viver na idade da pedra.
Tudo fica mais fácil com o computador. Atualmente a informática já invade varias áreas. Imagine no futuro, tudo sendo feito através do computador. Essa realidade não está muito longe não. Desde já temos que nos adaptar a essa realidade, para que num futuro próximo, não soframos com isso. O mundo moderno não vive sem a informática. E os avanços são tão rápidos, que fica difícil ficar por dentro do assunto sem dar vexame. Mas agora... Seus problemas acabaram!

Então não fique parado venha à escola aberta todos os sábados 9h as 12h00min ou a tarde 14h as 17h. Não perca!!!